A dor na coluna lombar é uma queixa comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e uma causa frequente de consultas ortopédicas e internações hospitalares. Essa região da coluna lombar é especialmente suscetível a lesões e desconforto devido à sua função de suportar o peso do corpo e a maior parte da população não pratica exercícios para fortalecer a região e além disso vivemos numa epidemia de obesidade que aumenta ainda mais a sobrecarga na região.
Várias causas podem contribuir para a dor lombar, e entender esses fatores é fundamental para prevenir e tratar o problema de forma eficaz.
As principais causas de lombalgia incluem passar longos períodos sentado ou em uma posição inadequada. Essas atitudes geram uma sobrecarrega nos discos vertebrais, nos músculos e nos ligamentos da coluna lombar.
Atividades laborais que demandam esforços repetitivos e flexão da coluna lombar como faxineira, entregador ou pedreiro também podem sobrecarregar a coluna lombar, levando a dor.
Lesões traumáticas como quedas, acidentes de carro ou motocicleta e lesões esportivas podem causar danos aos tecidos da coluna, resultando em dor aguda ou crônica.
Hérnia de Disco: O desgaste ou degeneração dos discos intervertebrais podem levar à protusão ou herniação do disco, comprimindo os nervos e causando dor na região lombar de forte intensidade irradiada para as pernas e muitas casos sendo necessários medicamentos endovenosos para alívio do quadro.
Condições como osteoartrite ou espondilose podem afetar as articulações da coluna lombar, resultando em dor, limitação e rigidez da coluna.
Esportes que geram sobrecarga na coluna, como corridas, levantar pesos com elevadas cargas de forma incorreta ou realizar atividades que exigem muito da região lombar sem o devido fortalecimento muscular pode levar a distensões musculares e dor.
Para evitar essas dores, devemos ter como rotina exercícios de que visam fortalecer os músculos do core, como abdominais, pranchas e exercícios de estabilização lombar, pois eles ajudam a oferecer suporte à coluna e reduzir o risco de lesões.
Alongamentos dos músculos da parte das costas e lombares como os isquiotibiais, os íliocostal e os flexores do quadril, podem ajudar a aliviar a tensão na coluna lombar e melhorar a flexibilidade.
Exercícios aeróbicos de baixo Impacto como a natação, a caminhada e o ciclismo são excelentes opções para melhorar a saúde cardiovascular, liberar mediadores neurais que melhoram a dor e fortalecer os músculos sem colocar muito estresse na coluna lombar.
Sempre que sentir algum desconforto ou dor aguda de alta intensidade buscar ajuda de um ortopedista especialista para realizar um exame físico detalhado, solicitar os exames corretos e chegar à um diagnóstico preciso.
Atualmente com o avanço da medicina existem diversas terapias eficazes e minimamente invasivas como o laser, a radiofrequência, as terapias por ondas de choque e as infiltrações guiadas por ultrassom que proporcionam uma reabilitação rápida e eficiente dos pacientes.